quinta-feira, 19 de março de 2015

TRILHA: Núcleo Curucutu, Parque Estadual da Serra do Mar

No último domingo (15/03) às 6h da manhã, no metrô Barra Funda, os trilheiros se reúnem para mais uma trilha e aventura, desta vez, no Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar. Criado para a preservação do Manancial que atende a metrópole paulista; a Fazenda Curucutu, produtora de Carvão, foi adquirida pelo Estado em 1958, com seus 12.029,00 ha, sob os cuidados do então Serviço Florestal do Estado, através da Seção de Reservas da Capital, a qual além de garantir a integridade física da área, desenvolvia pesquisas objetivando a recuperação da área desflorestada com espécie de rápido crescimento “experimentalmente”, onde a partir de 1963 foram produzidas e cultivadas aproximadamente 63.000 árvores de Pinus elliopti.
Segundo o guia que nos acompanhou, os Pinus elliopti serão retirados para o plantio de mata nativa. Uma licitação para esse procedimento já esta em andamento; descobriu-se há alguns anos atrás que as folhas que caem dos Pinus elliopti formam um tapete que impede a reprodução da vegetação original e ocasionará uma mudança drástica e devastadora da fauna e da flora da mata atlântica, transformando-a no que os biólogos chamam de “deserto verde”. O Parque Estadual da Serra do Mar é o maior parque paulista, com 315.390 hectares, o que representa apenas 7% da Mata Atlântica original, destinada à preservação, educação ambiental, valorização da cultura local e à pesquisa científica.
Depois da trilha almoçamos na “Fazenda Maravilha”, uma propriedade particular. Com apenas R$ 15,00 você almoça uma comida fresca e caseira feita em fogão à lenha, preparada com muito carinho por um casal muito simpático e, por R$ 10,00, visita a cachoeira do Sagui, que fica dentro da propriedade, no Rio Capivari, o último grande rio limpo da Capital paulista. Tanto na ida quanto na volta a alegria é garantida, o povo no fundo da Van fala demais; o DVD do Camarão, o motorista, anima o povo, ou não! Momentos de diversão e contato com a natureza, amigos e risadas fazem a vida valer a pena. Vamos preservar a natureza, tire apenas fotos. Para mais informações sobre o Núcleo Curucutu - Parque Estadual da Serra do Mar no site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-curucutu/

4 comentários:

  1. Tive o grande privilegio de participar dessa aventura , pessoas interessantes, local paradisíaco ,gratidão a Deus e ao Universo por esse enorme presente !!

    ResponderExcluir
  2. Tive o grande privilegio de participar dessa aventura , pessoas interessantes, local paradisíaco ,gratidão a Deus e ao Universo por esse enorme presente !!

    ResponderExcluir