terça-feira, 27 de outubro de 2015

39ª Mostra Internacional de Cinema vai até o próximo dia 04/11

Começou no último dia 22 de outubro e vai até o próximo dia 4 de novembro a já tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que neste ano chega a sua 39ª edição. O festival é mantido pela Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema, reconhecido pela Federação Internacional da Associação de Produtores de Filmes e não possui fins lucrativos. Outubro é o mês oficial escolhido pelos idealizadores para a realização do evento. São duas semanas onde os amantes da sétima arte poderão se deliciar entre os 312 títulos que serão exibidos, vindos de 62 países em 22 endereços entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Além de ser uma ótima oportunidade de assistir em tela grande filmes que certamente não entraram no circuito comercial de São Paulo.
Martim Scorsese foi o responsável pelo cartaz da Mostra Internacional de Cinema deste ano. O diretor, para criar o material, selecionou uma pequena parte do storyboard de seu próximo filme, Silêncio, e o colocou sobre um fundo abstrato em tons pastel. O diretor norte-americano nascido em Nova York no ano 1942 estudou e lecionou na Escola de Cinema da Universidade de Nova York. Ganhou notoriedade com Caminhos Perigosos (1973) e, em 1976, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes com Taxi Driver. Entre seus trabalhos mais importantes estão filmes como Touro Indomável (1980), Depois de Horas (1985), Os Bons Companheiros (1990) e Cassino (1995). Os Infiltrados (2006) ganhou quatro Oscars, incluindo o de melhor filme e de direção. O cineasta fundou em 1990 a “Film Foundation”, uma Fundação que tem como objetivo restaurar filmes que ajudaram a construir a história do cinema mundial. Desde a sua criação, Scorsese através da instituição restaurou mais de 700 obras de cineastas de diversos países. Em homenagem aos 25 anos da iniciativa do diretor americano, a Mostra deste ano vai exibir 25 filmes que passaram pelas mãos dos restauradores da fundação; dentre eles estão: “A Cor da Romã”, “Juventude Transviada”, “Como era Verde o Meu Vale”, entre outros que poderão ser vistos na seção “Retrospectiva”.
A Mostra é composta por mais cinco seções: Competição Novos Diretores - que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional - que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Homenagem - celebração ao centenário do diretor italiano Mario Monicelli, com exibição de cinco títulos restaurados; Apresentações Especiais - sessões em espaços alternativos ou de filmes que completam obra de diretores selecionados pelo evento; Mostra Brasil - títulos brasileiros inéditos em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos no site http://www.ingresso.com/sao-paulo/mostrasp/hotsite. Mais detalhes sobre o evento podem ser conferidos no site da 39ª Mostra Internacional de Cinema http://39.mostra.org/br/home/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário