sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Música e bate-papo com escultor marcam presença no sarau Conversar

Na livraria Cultura, loja das artes, na última terça-feira (27/09),foi realizado mais um Sarau Conversar. Com o local a cada encontro cheio, Ligia Veloso Crispino conduziu mais uma reunião, desta vez com a proposta de fazer os presentes pensarem sobre a arte e seu processo criativo. Clarice Lispector foi a homenageada da noite que contou ainda com a presença do escultor Fernando Cardoso, e das apresentações musicais de Gerson Morales e do Little Nation (formado pela dupla Samille Souza e Rique Azevedo). O irradiante e ex-desempregado Gerson Morales, frequentador do sarau desde o início, soltou a voz e cantou duas músicas compostas por Cazuza, que era fã declarado da autora. Gerson comemorou com a plateia sua volta ao mercado de trabalho. Sobre Clarice, desta vez Ligia Crispino optou por ler trechos da obra ao invés de mesclar com trechos da biografia da autora. A escritora nasceu em 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, na Ucrânia. Ela recebeu o nome de batismo de Haia (Vida), filha de Mania e Pinkhas Lispector. Em março de 1922 a família Lispector chega a Alagoas. Durante a permanência na capital alagoana, seu nome foi abrasileirado para Clarice.
Em 1930 perde a mãe que sofria de paralisia e escreve sua primeira peça de teatro, “Pobre menina rica”, assim como outros textos curtos que tenta publicar sem sucesso na imprensa recifense. Em 1935 muda-se para o Rio de Janeiro. Morre de câncer, em nove de dezembro, às vésperas de completar 57 anos, sendo sepultada no Cemitério Comunal Israelita do Caju. A escritora deixa uma rica obra literária, além de muitos amores declarados e não correspondidos. Dentro da proposta de reflexão sobre a arte e o processo criativo, o escultor Fernando Cardoso que iniciou a carreira artística em 1990 tem como principal a forma humana. Colocou os presentes a refletirem e lançou no ar a pergunta “o que é arte?” Sem pedir respostas conclusivas a intenção era colocar os participantes a pensarem sobre o assunto. Muito foi dito a respeito é até a questão sobre a arte influenciar as pessoas, suas formas de pensar e agir, e até numa possível manifestação popular contra a atual situação política do país, foram abordadas no sentido de se apurar qual a possibilidade da influência da arte nesse processo.
A compositora Samille Souza e o produtor musical Rique Azevedo Little Nation fizeram ao final a apresentação de seu EP intitulado “Just Day”, que foi lançado em março passado, com estilo folk e com músicas em português e inglês. A dupla vem trabalhando na divulgação de seu trabalho fazendo pocket shows. Eles apresentaram três faixas do seu recente trabalho, além de continuar a conversa sobre arte do ponto de vista musical. O próximo sarau já tem data marcada para acontecer, será no próximo dia 27/10, às 19h30, na Loja das Artes da Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Todos estão convidados. Acompanhem as novidades sobre o evento na página do Facebook https://www.facebook.com/Conversar-1642753309283344/timeline/

Nenhum comentário:

Postar um comentário