segunda-feira, 5 de outubro de 2015

História dos mineiros chilenos chega ao cinema no próximo dia 29/10

Era uma manhã tranquila do dia 05 de agosto de 2010, em Capiapó, no Chile; mas um terrível acidente viria a mudar essa passividade. O desabamento de uma mina de ouro e cobre fez os olhos do mundo se voltarem para o deserto do Atacama. O desastre faz com que a única entrada e saída de uma mina fosse lacrada, prendendo em seu interior 33 mineradores a 688 metros abaixo do nível do mar. Foram 17 dias de espera para que o primeiro contato fosse feito. Quando todas as probabilidades de encontrar algum sobrevivente pareciam descartadas, um bilhete com a mensagem ‘Estamos bien en el refugio los 33’ trouxe a esperança de volta; o resgate levou 69 dias para ser finalizado.
Este emocionante enredo será contado agora no filme “Os 33” com estreia prevista para o próximo dia 29/10. O longa dirigido pela cineasta mexicana Patricia Riggen têm no elenco Antonio Bandeiras, Juliette Binoche, Gabriel Byrne e o brasileiro Rodrigo Santoro, que interpreta Laurence Golborne, ministro chileno das Minas e Energia chileno. Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, Rodrigo Santoro contou que inicialmente interpretaria um dos mineiros –Florencio, o primeiro dos 33 mineiros resgatados, mas as mudanças no roteiro o fizeram a ser convidado para fazer o papel do ministro chileno. De acordo com o ator, o personagem faz um contraponto com os demais, pois, enviado pelo governo, coordenou o resgate e deu assistência às famílias. “Foi uma ótima experiência”, declarou o ator.
Rodrigo conheceu o ministro para elaboração do personagem “eu não quis interpretar a personalidade do ministro, mas o que ele passou” e os 33 mineiros. O ator contou que Mario Sepúlveda, que é o personagem de Antonio Bandeiras, acompanhou todo o processo de filmagens. O filme é baseado em fatos reais narrados no livro “Na Escruridão”, do jornalista americano Hector Tobar (Editora Objetiva, 328 páginas e preço sugerido de R$ 44,90). Jennifer Lopez chegou a negociar participar da produção, mas o papel que seria de Jennifer acabou ficando com a francesa Julliete Binoche. José Rivera é um dos roteiristas do filme conhecido pelo seu trabalho no filme “Diários de Motocicleta” de Walter Salles. O filme falado em inglês tem irritado a comunidade chilena, mas paciência amigos chilenos, outras nações já passaram por isso. Agora é aguardar para verificar se a história é fiel aos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário